GESTÃO DE CONFLITOS

"O conflito é um sinal de que existem verdades mais amplas e perspectivas mais belas."

A. N. Whitehead

Infelizmente, mais cedo ou mais tarde todas as empresas têm que lidar com algum tipo de conflito, seja um relacionamento profissional ou não, com outra pessoa, em qualquer situação. O conflito está normalmente relacionado com divergência de interesses ou ideias contrárias mas que são importantes para cada uma das partes envolvidas. Na realidade, surge simplesmente de diferentes pontos de vista entre duas ou mais pessoas.

Coaching & Você entende que existem três principais áreas organizacionais onde pode ocorrer algum tipo de conflito.Cada uma destas áreas podem apresentar diferenças dependendo do cenário onde o conflito se estabelece.

RELAÇÕES INTERPESSOAIS

 

De uma forma geral, o conflito é natural do ser humano e por isso tão presente no ambiente empresarial, que é composto por pessoas, das mais diversas opiniões e personalidades. Os conflitos são presentes em todos os ambientes, organizacionais ou não, pois sempre que houver a convivência entre um grupo de pessoas, inevitavelmente haverá divergências de ideias, objetivos, entre outros fatores. 

CONFLITOS EM REUNIÕES 

 

Podem ser altamente prejudiciais para a obtenção de resultados esperados, quando se perde o controle de conduta diante uma reunião ou um encontro entre pessoas, podendo levar a extremos que se tornarão do ponto de discordância para um ponto de irredutibilidade constante, não havendo mais clima organizacional que permita a volta de um equilíbrio sadio entre as pessoas envolvidas.

CONFLITOS EM NEGOCIAÇÃO

 

 

Em negociações com seus clientes, fornecedores, parceiros ou entre alianças estratégicas, ou mesmo com colaboradores internos, é de suma importância manter em mente a ideia de que ambas as partes estão procurando por uma solução ganha-ganha. Quando não se encontra este equilíbrio a perda sempre é maior e o prejuízo pode tomar dimensões significativas tangíveis e intangíveis. Um desgaste que além dos prejuízos financeiros podem levar a um a quebra de confiança dos envolvidos bem como da empresa.

 

 

Para solucionar este tema a Coaching & Você tem desenvolvido para as organizações, ferramentas que atendem a exigências dos profissionais com o domínio das competências comportamentais, aliadas às aptidões técnicas. Permitindo o aprimoramento do comportamental de cada indivíduo resultando até mesmo nas habilidades de negociação são um diferencial no perfil de todos executivos.