AVALIAÇÃO 360º

"O verdadeiro homem mede a sua força, quando se defronta com o obstáculo."

Antoine de Saint-Exupéry

Imagine um presente capaz de mudar toda a vida pessoal e profissional de uma pessoa. Uma ótima oportunidade para alcançar o sucesso. Uma ferramenta poderosa que proporciona à pessoa obter informações sobre as percepções de suas habilidades, capacidades e competências.

 

A Avaliação 360 graus, trata-se de uma avaliação de liderança onde o candidato será analisado e pontuado por ele mesmo, seus gestores, subordinados e outros colaboradores da organização. É fundamentado na técnica do Feedback, um dos melhores processos de desenvolvimento profissional, pois não se trata de uma opinião que vai expressar sentimento ou emoção e sim de informações e críticas honestas e assertivas, que vão auxiliar no ajuste da performance de uma pessoa.

 

O objetivo é oportunizar uma mensuração sistêmica do avaliado, sendo fiel às suas características como pessoa e profissional. Essa ferramenta proporciona informações sobre as percepções de suas habilidades, capacidades e competências, por ele mesmo, seus gestores, liderados e outros colaboradores da organização. O indivíduo será avaliado em 4 âmbitos: Estratégia, Comprometimento, Coaching e Credibilidade.

Ao receber uma avaliação 360 graus, é preciso estar aberto para refletir essas informações, pois este é um processo capaz de motivar a criação de um ambiente favorável a relacionamentos, troca de experiências, principalmente ao desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional.Avaliação 360 graus, como funciona:

 

Através de um questionário online e confidencial enviado para os liderados, superiores e outros colaboradores da organização, onde diversas perguntas são respondidas sobre a conduta do profissional avaliado. O candidato escolhe seus avaliadores, mas não têm acesso às suas respostas. Com esta avaliação, ele terá conhecimento de importantes informações sobre a sua liderança dos pontos de vista de vários níveis hierárquicos.

 

Com o resultado desta avaliação, o profissional terá conhecimento para seu desenvolvimento seja como líder, gestor e profissional. É também uma forma de aprimorar e potencializar sua performance, criando planos de ação para desenvolver melhorias em algumas atividades, bem como reforçar ou melhorar atitudes avaliadas.

 

É extremamente importante o profissional ter visão sistêmica, para que possa se posicionar em uma estrutura organizacional. Entender o seu papel no processo em que atua também é fundamental para que as pessoas percebam quais as funções dos colegas de trabalho, e desta forma contribuir de modo voluntário e amplo para o sucesso de todos em uma organização.

 

Ter a oportunidade de realizar uma avaliação como esta é ter em mãos conhecimentos para se autodesenvolver e aprimorar seu desempenho.